segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mastermind - Exemplo


O jogo começa com o tabuleiro em branco. É possível escolher a quantidade de cores e/ou o tamanho da sequência para facilitar ou dificultar a brincadeira.

Para dar início ao jogo, o jogador deverá clicar sobre a cor desejada. A borda em negrito destaca a cor escolhida, no exemplo, a cor amarela foi selecionada.

Na sequência o jogador deverá clicar sobre uma das casas em branco da linha ativa. No nosso exemplo, a linha 1 é a linha ativa (número da linha realçado e botão verificar habilitado).

O jogador deverá repetir o processo acima para cada casa em branco da linha ativa, como mostra a imagem abaixo:

Lembre-se que não é permitido repetir cores em uma mesma linha, como mostra a imagem a seguir:

Após o preenchimento de todas as casas da linha, clique no botão “Verificar” para validar sua resposta. Caso não descubra a combinação correta, a linha atual será desativada, liberando a próxima linha para a jogada seguinte.

O processo de validação irá indicar os seus acertos e erros. O pino preto indica que você acertou a cor e a posição de uma das cores da combinação gerada pelo computador. E o pino branco significa que você acertou a cor, mas não a posição de uma das cores da combinação gerada pelo computador.

No nosso exemplo, acertamos uma cor/posição e duas cores com posições erradas. O quadrado em branco indica que uma das cores do exemplo não faz parte da combinação gerada pelo computador.

Através destas informações, realizeremos a segunda jogada. Sabemos que erramos uma das cores, mas não sabemos qual. Desta forma, faremos um “chute” repetindo três das cores da primeira linha, trocando apenas uma delas, como mostra a imagem abaixo:

Na sequência é realizada a validação da respota através do botão Verificar:

Analisando o resultado obtido, identificamos: Se na primeira linha haviam três cores da combinação e ao remover o azul diminui para duas cores. Então, a cor azul removida na segunda linha faz parte da combinação gerada pelo computador e a cor vinho não faz parte. E ainda mais importante, sabemos que a cor azul na quarta casa não representa a posição correta.

Com posse dessas informações partiremos para a terceira jogada.

Através da validação da terceira jogada, conseguimos descobrir as quatro cores da combinação, faltando apenas encontrar suas corretas posições. Olhando para o histórico das jogadas, quando a cor amarela estava na casa 2, tínhamos um pino preto, e ao movê-la para a casa 3, todos os pinos ficaram brancos. Com isto, descobrimos a posição correta da cor amarela. E também sabemos que as demais cores estão nas posições erradas.

Basta seguir este raciocínio linha a linha até encontrar a resposta correta (todos os pinos pretos) como mostra a próxima imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário