terça-feira, 6 de setembro de 2011

Os Três Sábios


Desvende o enigma dos Três Sábios.

Um reino estava em crise e o rei, atribuindo a culpa desta situação aos seus três sábios conselheiros, decidiu eliminá-los.

No entanto, não lhe pareceu justo acabar com a vida dos três homens sem lhes dar uma oportunidade de se redimirem. Então propôs um enigma e se conseguissem resolvê-lo, as suas vidas seriam poupadas.

O rei diz: "Tenho cinco chapéus: 3 brancos e 2 negros. Vou colocar um chapéu em cada um de vocês, de modo a que não vejam qual a cor do vosso chapéu.

Estarão em fila indiana, portanto, o último sábio da fila vê os outros dois, o segundo só vê o primeiro e o primeiro sábio não vê nenhum dos outros.

O jogo consiste em adivinhar a cor do chapéu que têm na cabeça e justificar a vossa resposta. Se não souberem, podem simplesmente não responder. No entanto, se me derem uma resposta errada ou não me derem resposta alguma, daqui a 3 minutos todos morrerão.

Ditadas as regras, o rei colocou os três chapeús brancos nos sábios e guardou os negros.

Perguntou, então, ao último da fila qual a cor do seu chapéu e o sábio não respondeu. Continuou o jogo e perguntou ao segundo sábio e ele também não respondeu.

Quando chegou a vez do primeiro da fila, ele responde: "Majestade, o meu chapéu é branco!"

Como foi possível ao sábio dar esta resposta de forma tão convicta?

8 comentários:

  1. Se o 1º e o 2ºsábio tivessem o chapéu preto, o 3º sábio saberia de certeza que o seu era branco
    Se o 1º sábio tivesse chapéu preto e o 2º branco, o 3º sábio não saberia qual a cor do seu chapéu. Mas o segundo sábio notando o silêncio do 3º sábio, saberia que o seu teria de ser diferente do 1º sábio, portanto, branco
    O 3º e 2º sábio só nãi saberiam dar resposta no caso em que o chapéu do 1º sábio fosse branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, o 3 sabia a cor do 2 e do primeiro, 2 o segundo sabia a cor do 1.

      Excluir
  2. 1º Sabio da fila:
    -Se o terceiro sábio tivesse visto no segundo e no primeiro chapéus negros, ele diria logo que o dele era branco. Como ele não disse, deduz-se que o meu ou o do segundo branco, ou ambos.

    Quando o segundo sábio teve sua oportunidade, já sabia que se o terceiro não falou e eu tinha um chapéu branco. Então ele não tinha alguma resposta.

    Quando eu soube que o terceiro e segundo sabios não respoderam, imaginei que se o meu fosse negro e o segundo tbm, o terceiro teria acertado, como ele errou algum de nós ou todos não tinha um chapéu negro. O segundo sabendo disso, sabia que se eu tivesse um chapéu negro, ele obrigatoriamente teria um branco, mas se eu tivesse um branco, ele podia ter um branco ou um negro, portanto não respondeu.

    Na minha vez, sabendo disso tudo, cheguei a conclusão de que se o dois fossem negros, o terceiro acertaria, se o meu fosse negro o segundo acertaria, portanto o meu chapéu é branco!
    ^^

    ResponderExcluir
  3. Não entendi.. Porque o 1º não poderia ser preto e o 2º Branco ?
    Ainda teria a chande do 3º ser Preto ou Branco...
    Não consegui enchergar uma lógica na questão..
    Poderiam me dar um help ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio, veja os comentários acima do Tiago Norcia ou do NeoAkane. Eles explicaram certinho.

      Excluir
    2. olha só,

      VISÃO DO TERCEIRO
      se o terceiro tivesse visto 2 chapéus pretos, ele saberia que o seu era branco.
      como não respondeu nada, os outros dois ja perceberam as duas possibilidades:
      - o dois da frente são brancos
      ou
      - um é branco e o outro preto

      VISÃO DO SEGUNDO
      sabendo das duas únicas possibilidades
      se visse um chapéu preto na frente, saberia que o dele é branco (pois a possibilidade de dois pretos foi descartada com silêncio do TERCEIRO)
      como viu um branco, teve que ficar em silêncio pois o dele poderia ser branco (atendendo a primeira possibilidade) ou poderia ser preto (atendendo a segunda possibilidade)

      DEDUÇÃO DO PRIMEIRO
      como o segundo não respondeu, ficou óbvio que seu próprio chapéu era branco.
      pois essa era a única maneira do segundo ficar na dúvida.

      Excluir
    3. Verdade eu tbm raciocínio assim...

      Excluir
  4. O terceiro e segundo eles deram uma pista para o primeiro por que não teria como é segundo e o primeiro ser preto por que se não o terceiro teria respondido que a cor do seu chapéu se ria braco e não teria como o segundo a acertar por que ele não tinha visão do terceiro e é não tinha como o ele a acertar e o primeiro sabia dessas coisas e ele descobriu tudo o que o os outros querin auxiliar o primeiro pra que ele asertase

    ResponderExcluir