segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Quem é o ladrão?


Em uma empresa 27 funcionários trabalham em 3 turnos com escalação arbitrada pela gerência, divididos em grupos iguais e com revezamento semanal.

Toda semana ocorrem furtos em um dos turnos, não há qualquer pista sobre quem é o ladrão.

Devido a impossibilidade de vigiar os funcionários, qual foi a solução encontrada pelo gerente para descobrir o ladrão em 3 semanas?

Um comentário:

  1. easy, imaginando a cena pensamos em 27 funcionários, divididos em grupos iguais, que trabalham em 3 turnos diferentes por dia.... se são grupos iguais de 3 turnos .. serião 9 pessoas pra cada turno... ok, o ladrão comete um furto toda semana em um dos turnos... então dos 3 grupos de 9, 1 deles tera um furto toda semana... ou seja, em uma semana inteira, 1 grupo com 9 funcionário tera um furto, portanto o ladrão estará em um desses 9 do grupo... sabendo também que o revezamento de pessoas para os turnos ocorre em 1 semana, e queremos descobrir o ladrão em 1 semana... poderemos fazer o seguinte .... Grupo A, Grupo B e Grupo C .. 9 pessoas, 9 pessoas, 9 pessoas ... o Grupo a hipoteticamente teve um furto... agora sabemos que o ladrão esta no grupo A ... vamos dividilo agora no revezamento semanal pelos grupos restantes igualmente... Grupo A com 6 pessoas normais e 3 suspeitas.. Grupo B com 6 pessoas normais e 3 suspeitas e grupo C com 6 pessoas normais e 3 suspeitas .. agora na 2ª semana um furto ocorreu no grupo B .. assim sabemos que, 1 das 3 pessoas suspeitas do grupo B é o ladrão.. então dividiremos igualmente mais uma vez... 3ª semana, Grupo A com 8 pessoas normais e 1 suspeita... Grupo B com 8 pessoas normais e 1 suspeita e Grupo C com 8 pessoas normais e 1 suspeita... agora um furto foi cometido no grupo C .. então, sabemos quem é o ladrão afinal :D

    ResponderExcluir